Guarda roupa x nossa vida

Guarda roupa x nossa vida

A escritora Marie Kondo, conta em seu livro “A arte da arrumação”, o quanto nossa casa e nosso estado de espírito estão ligados e se influenciam mutuamente. E, neste sentido é igualmente necessário cuidar do nosso corpo, da nossa mente e do nosso ambiente.

Tendo esta afirmativa como base de um trabalho, Keila Caiani do @motivacaotododia e eu elaboramos algumas dicas para o Guarda Roupa X Nossa Vida.

Não arrume tudo ao mesmo tempo, arrume por categorias.

Organizar um guarda roupa, precisa de tempo e boa vontade. Tenha em mente quanto tempo você teria para esta tarefa. Um dia ou poucos minutos? Idealmente, ter um dia seria ótimo, porém, nesta vida agitada entre trabalho, família e compromissos, muitas vezes não é possível termos o dia todo para organização.

Separe seu guarda roupa por categorias: cabides, gavetas, prateleiras e/ou duas portas e assim por diante.

Se tentar fazer tudo ao mesmo tempo, e o tempo for curto, não colocará atenção no que está fazendo e deixará de fazer o principal, o descarte ou desapego.

Se começar pelas peças em cabide, por exemplo, tire-as todas do armário, limpe seu guarda roupa. Higienize tudo, deixe cheiroso, forre, se gostar. Tenha cabides o suficiente para que as peças não fiquem “amontoadas”.

Neste momento, teremos o primeiro descarte, faça uma pré-seleção:

  • Eu uso? Tem bom caimento? Me sinto bem? A peça continua.
  • Não uso. Nunca usei. Não gosto. A peça esta velhinha. A peça vai para o descarte.

Quando falo em descarte, existem duas formas de fazê-lo: doar ou jogar fora. Você sabe a diferença? Doamos as roupas viáveis, que nunca foram usadas ou que não nos servem mais: emagrecemos ou engordamos, por exemplo. Jogamos fora as roupas que não usamos mais por estarem ruins. Se não serve para nós usarmos, não serve para o outro também.

Torne a arrumação um momento só seu

Organizar com calma, tempo e querendo! Livre de distrações e problemas.

Separe as roupas que serão mantidas e as que serão descartadas. Faça isso com atenção para que não tenha efeito rebote ou seja, tirei do armário, me arrependi e, voltei para o armário.

Uma dica que dou, pois faço e comigo dá certo é: tenho sempre uma sacola de descarte no canto do guarda roupa. Experimentei a roupa e por motivos “n” não me serviu, já vai para a sacola de descarte. A sacola estando cheia, levo para doação, sem olhar o que tem dentro. Isso também serve para sapatos, acessórios e tudo o mais.

Tenha um objetivo

Para Marie Kondo, a organização é apenas uma ferramenta para um objetivo maior, adotar um novo estilo de vida.

Nossa vida é dinâmica e, muitas vezes aquela roupa que era lindíssima, deixou de ser…aquela que nos caía tão bem, também ficou para trás. Nós mudamos, nosso corpo muda, nosso gosto e nossas necessidades!

Neste objetivo, ao retirar tudo de dentro do guarda roupa e após o descarte (aquele primeiro), olha para o que ficou e se pergunte: eu realmente vou usar/precisar de tudo o que está aqui?

Tente visualizar o que tem. Como? Separando as peças por cores e estações, por exemplo. Das mais claras às mais escuras, do verão ao inverno. Isso dá a possibilidade de perceber se falta cor no guarda roupa, se tem pecas muito parecidas e o que poderia estar faltando para compor algum look.

A separação por cor nos dá uma melhor visualização do que temos, permitindo inclusive, novas combinações e, se precisar comprar algo, fazê-lo com sustentabilidade. A cor que precisa…a peça que precisa…

Aliás, um dos conceitos para comprar com sustentabilidade é que para cada peça adquirida, existem outras três em casa que compões ou combinem com ela. Não vale calça jeans!!

Guarde apenas o que te faz feliz

Acumulamos muitas coisas que não usamos, não nos identificamos. Ao organizar seu guarda roupa, tenha nele apenas aquilo que realmente usa e te faz feliz, tire do campo de visão tudo aquilo que não usava e dava a falsa impressão que o armário estava sempre cheio.

Assim, toda vez que olhar seu guarda roupa, ele estará em ordem e mostrando apenas peças que te fazem feliz. Você terá mais prazer para se arrumar e vai querer fazer isso! Como a vida…