A imagem além do vestuário

A imagem além do vestuário

Nesta live, falarei de postura, conduta, linguajar e ambientação. Ou seja, facetas do comportamento.

Quando falamos sobre Imagem Pessoal, não é só o que vestimos que é levam em consideração. A forma como nos comportamos, gesticulamos, e o ambiente que estamos, contam!

Nada adianta estarmos super bem vestidos para um determinado momento, aqui trabalhando, HOME OFFICE, se a todo instante estamos mastigando em frente o computador, chamando a atenção de outras pessoas que estão na casa, usando palavras de baixo escalão..

Gosto muito da palavra “congruência”, ter a mesma leitura nas palavras, no vestuário. No ambiente.

Investir na imagem pessoal é algo importante em todos os momentos de nossas vidas. Afinal, transmitir uma boa imagem é um fator determinante para o sucesso profissional. Esta imagem é composta por nossos hábitos, comportamentos, postura, ética, conhecimento, competências. É ela que passa confiança e credibilidade às pessoas ao nosso redor.

Dicas Look2you

  • Atenção ao modo de se comunicar:

A forma como nos expressamos através da fala e da escrita impacta muito em nossa imagem pessoal, por isso deve ser mantida sempre em um nível adequado.

Utilize palavras pertinentes ao momento e fuja dos vícios de linguagem, erros de pronúncia, gírias e expressões que denotem intimidade ou tom de anedota. Também procure utilizar um tom de voz e velocidade de fala agradável, de preferência semelhante à da pessoa com quem está conversando. Isso demonstra sintonia.

  • Assuma uma boa postura no ambiente de trabalho:

Esteja de acordo com os valores e normas da empresa, respeitando os códigos de trabalho, os horários, as diretrizes…Tenha uma postura natural e condizente com o que realmente é.

  • A linguagem corporal fala muito sobre você:

A comunicação não verbal impacta fortemente na imagem que transmitimos às pessoas.

Um perto de mão, por exemplo, deve ser firme para transmitir segurança ao outro. O contato visual é importantíssimo na hora de formar uma primeira impressão. O “olho no olho”, dá credibilidade e segurança.

O sorriso é outro elemento extremamente importante da linguagem corporal. Ele transmite simpatia, sinceridade e tem o poder de contagiar. Se você não tem o hábito de sorrir muito, tente! Verá como alguns simples sorrisos poderão contar muito na sua imagem pessoal e até mesmo contagiar!

  • Tenha um bom código de ética:

A ética é fundamental em todos os departamentos de nossas vidas. Não adianta ter uma boa postura, ser super comunicativo e habilidoso no que faz, mas não seguir o código de ética. Isso significa ficar longe de fofocas, mentiras e enganações.

  • Cuidado com a aparência:

Além de uma postura agradável, uma boa comunicação e um sorriso no rosto, é fundamental que você procure uma aparência condizente com o seu ambiente de trabalho – modo de se vestir e de se cuidar em geral.

Lembre-se: Sua imagem é você!