Gestão da marca

O primeiro passo para construir e/ou melhorar a imagem da empresa é o planejamento. Para quem está começando o negócio é importante já no plano de negócios estabelecer as diretrizes da área de Comunicação e como a imagem será trabalhada e apresentada ao público.

Para as empresas que já tem algum tempo de mercado, mas precisa melhorar a imagem, é preciso em primeiro lugar identificar quais os pontos falhos atualmente e planejar estratégias que revertam à imagem e agregue valor a empresa.

Quando se fala em planejamento ou gestão da marca, falamos de branding. Este conceito pode ter várias definições, entre as quais se destaca a de Hiller (2012, p55) ‘…branding nada mais é que uma postura empresarial ou uma filosofia de gestão, que coloca a marca no centro de todas as decisões da empresa.” Já para Keller (Kotler e Keller, 2007, p243) “…o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Este valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca…”

Estas definições ajudam a compreender a necessidade da gestão estratégica para que uma marca pessoal obtenha alto valor intangível ou emocional e racional. Essas conquistas dependem primeiramente de onde se quer chegar, sem esta certeza, os resultados serão frutos da sorte e do acaso.

Imagem e Marketing Pessoal
Sua Marca é Você! Personal Branding
A Importância da imagem pessoal no Branding
Imagem Empresarial – Por que investir?