EMPATIA – Sua Importância e Seu Grande Poder no Processo da Venda!!!

EMPATIA – Sua Importância e Seu Grande Poder no Processo da Venda!!!

EMPATIA - Sua Importância e Seu Grande Poder no Processo da Venda!!!

Como anda sua EMPATIA? Como anda a sua capacidade de se colocar no lugar de seus clientes e entender, antes de tentar vender qualquer coisa e de qualquer maneira, o que se passa no coração e na mente de cada um deles???

Você sabe que a EMPATIA é uma poderosíssima arma utilizada no processo da venda? Pois ela tem o poder, principalmente na atual conjuntura, para atender melhor e até mesmo conquistar e fidelizar qualquer tipo de cliente. EMPATIA é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo. A primeira coisa a pensar é no tipo de cliente que você é. Quais são suas exigências habituais e o que é realmente importante quando você está na pele do consumidor. Não importa o que você esteja vendendo, nem tão pouco o tipo de seu estabelecimento, a EMPATIA tem que ser protagonista em todas as etapas da venda. Inclusive pela Liderança. EMPATIA gera EMPATIA!!!

Atualmente, o mercado pede mais do que um diploma, qualificações pessoais e profissionais, experiência profissional, cursos de graduação e por aí vai…… Na verdade, o que o mercado procura e exige cada vez mais, é o que de fato diferencia um profissional do outro hoje em dia, ou seja, o traquejo no que diz respeito à arte de se relacionar com o próximo. E tudo isso é conquistado através da EMPATIA.

Essa palavra (EMPATIA) que vem sendo difundida há algum tempo significa que quem é empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro e sabe a forma correta de agir perante as circunstâncias. Muitos até conhecem o seu significado, mas, desconhecem que seu uso diário é imprescindível.

Pesquisas de mercado apontam que nos dias atuais as empresas ainda perdem negócios por falta de comunicação com clientes. Mais que o estreitamento de relacionamento e o entendimento de suas necessidades, a EMPATIA torna-se atualmente cada vez mais um diferencial competitivo e aditivo de vendas.

No dia-a-dia deparamo-nos com inúmeros exemplos de intolerância, individualismo e egocentrismo. Hoje mais do que nunca saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática. Mas o que é EMPATIA, de fato? Fala-se tanto neste termo ultimamente.

EMPATIA é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo. Para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo.

Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. É perceptível não detectá-la nas pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.

As pessoas se sentem bem quando são bem tratadas (líderes, liderados e clientes internos e externos). Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos. É por essa razão que algumas delas são mais queridas do que outras. Elas apenas utilizam estes detalhes simples e os colocam em prática.

Alguns profissionais são simpáticos; outros são antipáticos. Isso é normal. EMPATIA Profissional, porém, é outra coisa. Quando aliada ao conhecimento e à competência, a EMPATIA Profissional proporciona resultados incríveis.

Como anda sua EMPATIA? Como anda a sua capacidade de se colocar no lugar do outro?

Em primeiro, procure usar de EMPATIA. É bem mais eficiente do que a simpatia excessiva. Essa é uma das principais armas para um relacionamento de nível e consequentemente um atendimento diferenciado. Comece encarando o atendimento com EMPATIA como um diferencial da concorrência.

Todo relacionamento começa com um olhar, um sorriso…

Colocar-se na mesma perspectiva de seu cliente é o primeiro passo para pensar em um relacionamento de longo prazo, duradouro e sustentável. Você vai perceber que, quando aprender a colocar-se na perspectiva do cliente, vai saber como conquistá-lo em cada etapa da venda e pós venda.

Não confunda simpatia com EMPATIA. Ou seja, não se envolva emocionalmente com o seu cliente. Simpatia excessiva pode fazer com que todo seu esforço de venda caia por terra.

A primeira coisa a pensar é no tipo de cliente que você é. Quais são suas exigências habituais e o que é realmente importante quando você está na pele do consumidor?

– Que tipo de atendimento você gostaria de receber? – De que maneira você gostaria de ser abordado ou recepcionado?

– O que realmente o incomodaria ou deixaria constrangido? De que forma não suportaria ser tratado?

– Que situação lhe seria tão desagradável a ponto de fazê-lo abrir mão de um determinado produto ou serviço?

Indagações como estas (“-Como você se sentiria?” e/ou “-O que você gostaria de receber?”) são de extrema importância para a construção de um relacionamento e um perfeito atendimento.Surpreenda, encante, faça do seu cliente alguém muito especial, use a sua criatividade, e principalmente coloque-se no lugar dele. Use de EMPATIA!

Sejam gentis, educados, inteligentes! Ultrapasse tudo que o cliente esperava encontrar! Encante-o! Faça-o sorrir! Sentir-se a vontade, confiante e seguro. Isso é fazer a diferença. Transforme-o em alguém muito mal acostumado a ponto de não querer ser atendido em nenhum outro lugar!!!

Lembre-se: A verdadeira transformação da nossa comunicação em algo assertivo, capaz de gerar conexão entre as pessoas e compreensão de suas reais necessidades, pode ser alcançada através da prática da EMPATIA. Ou seja, EMPATIA é uma ferramenta de quilate, que agrega valor. Ter ou não tê-la vai fazer muita diferença para a sua carreira. Sucesso profissional é produto de EMPATIA. Conhecimento é importante, mas vem depois. Reflita e pratique!!!

NOTA: O termo EMPATIA deriva da palavra grega EMPATHÉIA, que significa entrar no sentimento. EMPATIA também pode ser descrita como o estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, Dessa forma, a EMPATIA torna-se uma poderosa e imprescindível ferramenta na relação com o cliente, bem como no ambiente corporativo, com seus superiores, seus liderados, colegas de trabalhos em geral.

PERSONAL BRANDING
Receba Dicas de como Fortalecer a sua Imagem no Mercado de Trabalho
Assine nossa Newsletter!
ASSINAR
close-link