A arte de se comunicar – Autoridade e Poder

A arte de se comunicar – Autoridade e Poder

A arte de se comunicar – Autoridade e Poder

A ARTE DE SE COMUNICAR – O Grau de sua Autoridade e Poder de
Influência depende da forma como você se comunica!!!

Você já observou que grande parte dos problemas de relacionamentos no ambiente de trabalho ou em qualquer outro começa pela comunicação, ou a falta dela? E termina em um acordo entre ambas as partes também através da comunicação?! Essa observação nos leva a ter uma visão clara de que toda atividade depende da comunicação e quando isso falha gera grandes danos, como, por exemplo: perda de liderança, colaborador desmotivado, conflitos, perda de talentos, clientes insatisfeitos e equipe sem engajamento. Por outro lado, o que pouca gente sabe, é que a maior parte do resultado de uma boa venda é conquistada pela comunicação eficaz.

Comunicar não é só falar, é interagir e saber se expressar – Comunicação perfeita não é simplesmente o que você diz, mas sim o que os outros entendem.
Na realidade, o importante não é apenas só o que se fala, mas a maneira pela qual falamos. A comunicação é uma das habilidades mais importantes que aprendemos e sempre podemos aperfeiçoá-la. Da comunicação depende a venda ou não, de realmente fidelizar o cliente ou não. De você ganhar mais ou não.

Comunicação é uma Arte – Quem não a desenvolve bem, causa grandes prejuízos.
Na verdade Comunicação é fundamental na relação de trabalho ou em qualquer outra. Tudo vai depender sempre da maneira como você trabalha as informações e as comunica. Como você se expressa. A sua autoridade e poder de influência está relacionada com a sua forma de se comunicar. Você não precisa de cargo, posto ou qualquer outro título para ter autoridade. A sua comunicação lhe dá o poder necessário para merecer essa autoridade.

As pessoas que trabalham com informações e lidam com o público em geral, principalmente no atendimento e/ou em vendas, precisam saber ouvir, prestar mais atenção, ficar mais atentas ao que o cliente diz, seja o cliente interno (aquele colega de trabalho que está precisando de uma informação qualquer), ou o cliente externo (aquele que paga pelos nossos serviços).

Na realidade o saber ouvir na comunicação é de fundamental importância, pois ser ouvido na essência é ser notado, reconhecido, amado e você com isso sabe que tem o direito de falar, de se expressar. (Todos nós somos ensinados, na escola, a ler, a escrever e falar, mas quem aprende a ouvir?).

Será que aquilo que você diz está sendo realmente entendido?

Atenção! Isso faz uma grande diferença e pode causar um tremendo estrago na relação com seu superior, colega de trabalho e principalmente com seu cliente.

Você não consegue perceber a importância de saber se comunicar
Muitas pessoas subestimam a importância da comunicação no ambiente de trabalho. A forma como você se comunica com seus colegas de trabalho, seus superiores e clientes, é fundamental para seu sucesso profissional. Na verdade, a imagem geral que você passa a partir das atitudes que você tem ao se comunicar pode estar arruinando suas chances de alcançar seus objetivos na empresa.

O corpo fala – Traduz o que você esta pensando e seus sentimentos. Sua fisionomia, seu semblante, seu olhar, seus gestos e seu comportamento, deflagram seus verdadeiros sentimentos e preocupações.

Analise bem para ver se sua voz não está dizendo uma coisa e seus gestos outra.Se isso ocorrer, a mensagem que você tenta passar soará como falsa. A palavra pode até mentir, mas o corpo não.

Em termos de comunicação verbal, que é a mais utilizada, a palavra é imprescindível nesse processo, mas principalmente como você a usa. Tom adequado, modulação da voz e a postura empregada, de forma a enfatizar este ou aquele ponto.

Importante – Pesquisas mostram que 93% da mensagem pessoal é comunicação não verbal, ou seja:
– As Palavras têm peso = 7%;
– A Qualidade da Voz tem peso = 38%;
– A Postura tem peso = 55%.

Esse resultado afirma ainda mais que, além das palavras e tom de voz bem empregado, a postura através de atitudes, gestos, iniciativas e exemplos convencem e movem montanhas.

Outra pesquisa constatou que 68% dos clientes fogem das empresas e principalmente de alguns profissionais por problemas de postura (comunicação) no atendimento.

Lembre-se: Muitos negócios são perdidos diariamente pela ineficiência das pessoas responsáveis pela comunicação. Já quem sabe se comunicar, se destaca mais, é mais convincente, atende e vende melhor, desenvolve um melhor relacionamento e consegue excelentes resultados.

NOTA: O saber escrever na comunicação também é importante. Muito cuidado com a maneira e como você escreve quando passar um e-mail, postar uma mensagem no Facebook, Whatsapp ou em qualquer outro meio de
comunicação.

Antônio Dias

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